quarta-feira, 16 de julho de 2014

Jogos como recursos pedagógicos.

O uso da tecnologia como recurso pedagógico traz impactos positivos significativos sobre o aprendizado dos educandos. E temos ciência que é de suma importância integrar essas ferramentas de forma multidisciplinar, desenvolvendo atividades que propiciem maior interação e reflexão em nossos educandos, visto que a inclusão digital reduz as desigualdades de oportunidades presentes na educação. E utilizar a ferramenta de jogos pedagógicos esta sendo mais uma oportunidade para estreitar essas diferenças.

Segundo Vygotsky, 1999 “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança”.

Acreditamos que o jogo tem um papel fundamental no aprendizado dos nossos educandos ao falar sobre o jogo como mecanismo de aprendizagem rompemos várias barreiras, pois para muitos ele é utilizado apenas como uma ferramenta de diversão esquecendo sua real importância. Que ele é uma atividade física e mental que desenvolve diferentes capacidades em nossos alunos.

Por esse motivo pensamos em inserir os jogos pedagógicos como mais uma ferramenta de suporte para os professores do ensino Infantil e das Séries Iniciais.

Um comentário:

  1. O brincar é uma atividade espontânea e natural da criança e é benéfico por estar centrado no prazer, desperta emoções e sensações de bem estar, libertar das angustias e funciona como escape para emoções negativas ajudando a criança a lidar com esses sentimentos que fazem parte da vida cotidiana. Brincando a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade e experimenta sentimentos básicos como o amor e o medo.

    ResponderExcluir