O uso da tecnologia como recurso
pedagógico traz impactos positivos significativos sobre o aprendizado dos
educandos. E temos ciência que é de suma importância integrar essas ferramentas
de forma multidisciplinar, desenvolvendo atividades que propiciem maior
interação e reflexão em nossos educandos, visto que a inclusão digital reduz as
desigualdades de oportunidades presentes na educação. E utilizar a
ferramenta de jogos pedagógicos esta sendo mais uma oportunidade para estreitar
essas diferenças.
Segundo
Vygotsky, 1999 “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido,
mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova
realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança”.
Acreditamos que o jogo tem um papel
fundamental no aprendizado dos nossos educandos ao falar sobre o jogo como mecanismo
de aprendizagem rompemos várias barreiras, pois para muitos ele é utilizado
apenas como uma ferramenta de diversão esquecendo sua real importância. Que ele
é uma atividade física e mental que desenvolve diferentes capacidades em nossos
alunos.
Por esse motivo pensamos em inserir
os jogos pedagógicos como mais uma ferramenta de suporte para os professores do
ensino Infantil e das Séries Iniciais.
O brincar é uma atividade espontânea e natural da criança e é benéfico por estar centrado no prazer, desperta emoções e sensações de bem estar, libertar das angustias e funciona como escape para emoções negativas ajudando a criança a lidar com esses sentimentos que fazem parte da vida cotidiana. Brincando a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade e experimenta sentimentos básicos como o amor e o medo.
ResponderExcluir